Boa noite Caro(a) Leitor(a).
Novo mercado, quantas
transformações em pouco espaço de tempo. Boa parte das empresas buscam
respostas para encontrar uma fórmula que as mostre o caminho de como se tornar
competitivas, alcançar cada vez mais clientes e se tornarem gigantes dentre
muitas outras, e para isso precisam ser diferentes, necessitam buscar algum
fator de competitividade que permita em primeiro lugar reter os clientes que
possuem e depois dar suporte para que, de maneira organizada e sustentável alcancem
novos clientes.
Durante algum tempo coube ao
marketing o papel pela conquista e manutenção da carteira de clientes, pois
aquele que mais aparecia conseqüentemente seria lembrado, não sendo diferente
nos dias atuais. Posteriormente as ações de vendas alinhadas as do marketing
passaram a ser vitais para que a empresa se mantivesse competitiva, pois, o
cliente se tornou um pouco mais exigente e a preferência passou a ser sempre
daquele que aparecia e se mostrava presente durante as ações de vendas.
Além da propaganda e divulgação
da presença cada vez mais forte e ativa dos fornecedores junto aos seus
clientes, esse novo mercado passa a exigir que fatores como custos, qualidade,
velocidade, confiabilidade e flexibilidade façam parte das ações de planejamento
das empresas.
Planejamento, talvez seja esse o
grande mal das empresas, essa simples ação pode livrá-las de muitas situações
que as consomem no dia a dia. Para serem competitivas as ações de planejamento
deveriam ser integradas, digo deveriam porque infelizmente não é isso que
vemos. Nossas empresas se preocupam muito ainda em aparecer, em vender e vender
cada vez mais, cria e estabelecem grandiosas estratégias e metas de vendas e
fazem investimentos altíssimos para conquistar novos clientes, muito bom se o
investimento não parasse por ai.
O que se esquece é que por traz
de tudo isso existe operações que também necessitam de investimentos e
planejamento e aqui ocorre ou deveria ocorrer a terceira etapa da integração
das ações com a participação direta da logística.
Para buscar o diferencial
competitivo que tanto se almeja nesse novo mercado é necessário que as ações do
Marketing, vendas e logística sejam pensadas e executadas em conjunto, para que
os investimentos agregados às duas primeiras áreas gerem o valor esperado ao
cliente. O problema é a desagregação das informações, que ficam concentradas às
duas primeiras, sem dar a devida preocupação à logística que será responsável
por executar ações para garantir o planejamento do marketing e as promessas das
ações de vendas, chegou a hora de aproveitar toda a capacidade que a logística
possui de planejar e criar estratégias.
Para que os nossos produtos gerem
valor e para que as nossas ações de marketing e vendas surpreendam nossos
clientes há a necessidade da criação de um plano de vendas e operações
(S&OP) no qual a Logística, marketing e vendas possam ser compartilhadas e
executadas em conjunto, gerando assim ações integradas que visam atingir os
fatores de competitividade criados por cada classe de cliente, ou seja, só com
a integração dessas ações é que conseguiremos reter clientes em primeiro lugar
e depois sim, agir sobre essa deficiência de nossos concorrentes e conquistar
novos mercados.
Portanto,
inclua as operações em suas tomadas de decisões, permita que a logística ajude
e engrandeça suas estratégias e dê respostas antes que qualquer decisão seja
tomada.
Grande Abraço.
Equipe Logos.
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