domingo, 24 de fevereiro de 2013

Ações Integradas: Da Geração de Valor à Desagregação de Informações.


Boa noite Caro(a) Leitor(a).

Novo mercado, quantas transformações em pouco espaço de tempo. Boa parte das empresas buscam respostas para encontrar uma fórmula que as mostre o caminho de como se tornar competitivas, alcançar cada vez mais clientes e se tornarem gigantes dentre muitas outras, e para isso precisam ser diferentes, necessitam buscar algum fator de competitividade que permita em primeiro lugar reter os clientes que possuem e depois dar suporte para que, de maneira organizada e sustentável alcancem novos clientes.

Durante algum tempo coube ao marketing o papel pela conquista e manutenção da carteira de clientes, pois aquele que mais aparecia conseqüentemente seria lembrado, não sendo diferente nos dias atuais. Posteriormente as ações de vendas alinhadas as do marketing passaram a ser vitais para que a empresa se mantivesse competitiva, pois, o cliente se tornou um pouco mais exigente e a preferência passou a ser sempre daquele que aparecia e se mostrava presente durante as ações de vendas.

Além da propaganda e divulgação da presença cada vez mais forte e ativa dos fornecedores junto aos seus clientes, esse novo mercado passa a exigir que fatores como custos, qualidade, velocidade, confiabilidade e flexibilidade façam parte das ações de planejamento das empresas.

Planejamento, talvez seja esse o grande mal das empresas, essa simples ação pode livrá-las de muitas situações que as consomem no dia a dia. Para serem competitivas as ações de planejamento deveriam ser integradas, digo deveriam porque infelizmente não é isso que vemos. Nossas empresas se preocupam muito ainda em aparecer, em vender e vender cada vez mais, cria e estabelecem grandiosas estratégias e metas de vendas e fazem investimentos altíssimos para conquistar novos clientes, muito bom se o investimento não parasse por ai.

O que se esquece é que por traz de tudo isso existe operações que também necessitam de investimentos e planejamento e aqui ocorre ou deveria ocorrer a terceira etapa da integração das ações com a participação direta da logística.

Para buscar o diferencial competitivo que tanto se almeja nesse novo mercado é necessário que as ações do Marketing, vendas e logística sejam pensadas e executadas em conjunto, para que os investimentos agregados às duas primeiras áreas gerem o valor esperado ao cliente. O problema é a desagregação das informações, que ficam concentradas às duas primeiras, sem dar a devida preocupação à logística que será responsável por executar ações para garantir o planejamento do marketing e as promessas das ações de vendas, chegou a hora de aproveitar toda a capacidade que a logística possui de planejar e criar estratégias.

Para que os nossos produtos gerem valor e para que as nossas ações de marketing e vendas surpreendam nossos clientes há a necessidade da criação de um plano de vendas e operações (S&OP) no qual a Logística, marketing e vendas possam ser compartilhadas e executadas em conjunto, gerando assim ações integradas que visam atingir os fatores de competitividade criados por cada classe de cliente, ou seja, só com a integração dessas ações é que conseguiremos reter clientes em primeiro lugar e depois sim, agir sobre essa deficiência de nossos concorrentes e conquistar novos mercados.

Portanto, inclua as operações em suas tomadas de decisões, permita que a logística ajude e engrandeça suas estratégias e dê respostas antes que qualquer decisão seja tomada.



Grande Abraço.
Equipe Logos.

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