Vamos falar um pouco sobre um problema crônico no que se diz respeito a cabotagem, importação e exportação, o Porto de Santos.
A poucos dias estive de férias em Praia Grande, litoral de São Paulo, mais como dificilmente conseguimos nos desligar totalmente, curti do alto do apartamento o congestionamento de navios a espera por ancorar no porto de Santos. Somente pelo visual da sacada, todo dia a média era de pelo menos 25 navios a espera, tendo dias que cheguei a ver mais de 30. Só lembrando, que isso foi no visual que eu estava na sacada, fora os que estavam escondidos atrás do Forte.
Enfim, esse é só uma ponta do problema, navios que ficam dias a espera de uma brecha para poder atracar no porto e poder descarregar e recarregar novamente. Bem isso já abre uma outra discussão, pois irá causar certamente atraso em mercadorias que já estavam compradas em qualquer parte do planeta, que tem a origem aqui no Brasil. Mais enfim, por enquanto vamos nos ater ao tema.
Dois pontos essenciais para desafogar um pouco esse problema crônico, são a finalização do trecho leste do Rodoanel (que deve ficar pronto em 2014) e o porto trabalhar em período integral, ou seja, o Projeto já existente de nome Porto 24 horas. O primeiro irá facilitar o acesso do porto de Santos com o Aeroporto de Cumbica em Guarulhos, só que geraria mais um problema, pois mais de 24 mil veículos irão circular pelo trecho leste do Rodoanel, causando um tráfego ao qual Santos não suportaria, pois hoje já ocorrem congestionamentos enormes nas proximidades da região portuária. Uma saída seria a criação de um elevado na Avenida Bandeirantes e Marginal Sul Anchieta, no qual os veículos pesados seriam separados dos leves. O segundo ponto, o porto 24 horas, no qual maximizaria o serviço, reduzindo as filas de espera dos navios e das carretas. Algo a salientar é que haveria a necessidade de firmar convênios com os órgãos competentes para que toda a gama burocrática de desembaraços portuários da Receita e vigilância sanitária entre outros também acompanhe todo o processo.
Grande Abraço.
Equipe Logos.
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