quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Negócios: Quero comprar uma empresa, o que faço?

Boa noite Caro(a) Leitor(a)

Aproveitando um gancho de um de nossos clientes, resolvemos postar um artigo interessante sobre valorização de uma pequena empresa no caso de compra e venda

Algumas pessoas querem comprar uma empresa em funcionamento, mas não sabem qual o valor justo a ser pago.  Geralmente, escutam as seguintes frases para justificar o preço: “o valor do ponto comercial é…”,  “vendo com tudo….”, “vendo de porteira fechada…”, “você está comprando uma empresa que tem um faturamento de R$…..” e outras expressões e frases que vão diversificar de acordo as expressões regionais.

Quando emitem o preço que supostamente vale a empresa, você precisa saber o que se estar comprando, tais como:
·       O imóvel;
·       O direito de realizar uma atividade comercial naquele local;
·       A marca;
·       Os equipamentos, móveis, estoque e o direito de comercializar no local que a empresa já funcionava; e
·       Outros itens relacionados a empresa.
Neste artigo, vamos comentar sobre a valorização de uma pequena empresa que já está em funcionamento e se pretende vender ou comprar.

Para isso, faz-se necessário, inicialmente:
1. Listar todos os móveis, equipamentos e utensílios. Após esse levantamento, pesquisar o valor justo que alguém compraria.

2. Fazer o levantamento da situação financeira da empresa:
·       Faturamento;
·       Imposto;
·       Comissão de venda;
·       Custo da mercadoria vendida;
·       Custo fixo;
·       Pagamento de empréstimos;
·       Pagamento de dívidas, etc.

3. Rever o cenário em que se encontra a empresa:
·       Desenvolvimento econômico do local;
·       Entrada e saída de concorrentes na localidade;
·       Grau de rivalidade entre a concorrência;
·       Tendência de mercado do segmento em que a empresa está inserida;
·       Crescimento ou decréscimo do faturamento da empresa;
·       Aumento ou redução da quantidade de clientes; e
·       Outras questões que estejam relacionadas com a empresa.

4. Listar a carteira de cliente:
·       Quantos clientes existem cadastrados na empresa?
·       Quantos clientes deixaram de comprar na empresa?
·       Quantos clientes continuam comprando na empresa?

5. Levantar os indicadores econômicos
·       Qual o PIB do Brasil, do estado e da cidade?
·       Qual a tendência de crescimento ou decréscimo do PIB?
·       Qual o grau de endividamento da população?
·       Qual o grau de investimo sendo realizado na localidade?
·       Quais as taxas e juros estipuladas para aplicações financeiras?

Existe outras informações além das indicadas acima, mas essas são as básicas para ponderar a valorização da empresa.
A partir desses levantamentos, elabore  a projeção financeira  em um fluxo de caixa e calcule o valor presente líquido da seguinte forma:
·       Faturamento
·       Imposto
·       Comissão de venda
·       Custo da mercadoria vendida
·       Receita Brutaou margem de contribuição
·    Custos fixos (aluguel + funcionários + encargos + material de expediente+ material de limpeza + manutenção predial + depreciação do imobilizado + assinaturas de revistas + transporte + vale transporte + segurança + pró-labore + provedor + telefone fixo e móvel + segurança + publicidade + água + energia elétrica, etc)
·    Lucro: Faça essa conta mês a mês ou ano a ano em uma planilha eletrônica (Excel) e utilize a função financeira chamada Valor Presente Líquido (VPL). Para o cálculo, é necessário indicar a taxa mensal ou anual, de acordo com o período indicado acima. A taxa a ser indicada deve ser coerente com o  as informações levantadas do item 5. Não esqueça que essa projeção financeira precisa ser resultado de todas as informações indicadas nos itens 1 a 5.

Enfim, você poderá considerar o valor da empresa como a soma do valor a ser pago dos produtos, móveis, equipamentos e utensílios valorados e o resultado do valor presente liquido da projeção calculada.

Fonte: Sebrae

Grande Abraço.

Equipe Logos


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