Aproveitando um gancho de um de nossos clientes, resolvemos postar um artigo interessante sobre valorização de uma pequena empresa no caso de compra e venda
Algumas pessoas querem comprar
uma empresa em funcionamento, mas não sabem qual o valor justo a ser
pago. Geralmente, escutam as seguintes frases para justificar o preço: “o
valor do ponto comercial é…”, “vendo com tudo….”, “vendo de porteira
fechada…”, “você está comprando uma empresa que tem um faturamento de R$…..” e
outras expressões e frases que vão diversificar de acordo as expressões
regionais.
Quando emitem o preço que
supostamente vale a empresa, você precisa saber o que se estar comprando, tais como:
·
O imóvel;
·
O direito de
realizar uma atividade comercial naquele local;
·
A marca;
·
Os equipamentos,
móveis, estoque e o direito de comercializar no local que a empresa já
funcionava; e
·
Outros itens
relacionados a empresa.
Neste artigo, vamos comentar
sobre a valorização de uma pequena empresa que já está em funcionamento e se
pretende vender ou comprar.
Para isso, faz-se necessário,
inicialmente:
1. Listar todos os móveis,
equipamentos e utensílios. Após esse levantamento, pesquisar o valor justo que
alguém compraria.
2. Fazer o levantamento da
situação financeira da empresa:
·
Faturamento;
·
Imposto;
·
Comissão de venda;
·
Custo da
mercadoria vendida;
·
Custo fixo;
·
Pagamento de
empréstimos;
·
Pagamento de
dívidas, etc.
3. Rever o cenário em que se
encontra a empresa:
·
Desenvolvimento
econômico do local;
·
Entrada e saída de
concorrentes na localidade;
·
Grau de rivalidade
entre a concorrência;
·
Tendência de
mercado do segmento em que a empresa está inserida;
·
Crescimento ou
decréscimo do faturamento da empresa;
·
Aumento ou redução
da quantidade de clientes; e
·
Outras questões
que estejam relacionadas com a empresa.
4. Listar a carteira de
cliente:
·
Quantos clientes
existem cadastrados na empresa?
·
Quantos clientes deixaram
de comprar na empresa?
·
Quantos clientes
continuam comprando na empresa?
5. Levantar os indicadores
econômicos
·
Qual o PIB do
Brasil, do estado e da cidade?
·
Qual a tendência
de crescimento ou decréscimo do PIB?
·
Qual o grau de
endividamento da população?
·
Qual o grau de
investimo sendo realizado na localidade?
·
Quais as taxas e
juros estipuladas para aplicações financeiras?
Existe outras informações além
das indicadas acima, mas essas são as básicas para ponderar a valorização da
empresa.
A partir desses levantamentos,
elabore a projeção financeira em um fluxo de caixa e calcule o
valor presente líquido da seguinte forma:
·
Faturamento
·
Imposto
·
Comissão de venda
·
Custo da mercadoria
vendida
·
Receita Bruta
ou margem de contribuição
· Custos fixos
(aluguel + funcionários + encargos + material de expediente+ material de
limpeza + manutenção predial + depreciação do imobilizado + assinaturas de
revistas + transporte + vale transporte + segurança + pró-labore + provedor +
telefone fixo e móvel + segurança + publicidade + água + energia elétrica, etc)
· Lucro: Faça essa
conta mês a mês ou ano a ano em uma planilha eletrônica (Excel) e utilize a
função financeira chamada Valor Presente Líquido (VPL).
Para o cálculo, é necessário indicar a taxa mensal ou anual, de acordo com o
período indicado acima. A taxa a ser indicada deve ser coerente com
o as informações levantadas do item 5. Não esqueça que essa projeção
financeira precisa ser resultado de todas as informações indicadas nos itens 1
a 5.
Enfim, você poderá considerar
o valor da empresa como a soma do valor a ser pago dos produtos, móveis,
equipamentos e utensílios valorados e o resultado do valor presente
liquido da projeção calculada.
Fonte: Sebrae
Grande Abraço.
Equipe Logos
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